quarta-feira, 16 de março de 2011

Mas afinal, o que é Sarau????

Antes de iniciarmos nossos trabalhos precisamos definir Sarau. De acordo com o Dicionário Eletrônico Aurélio, Sarau é:

1.Festa noturna, em casa particular, clube ou teatro.
2.Concerto musical noturno.
3.Festa literária noturna, especialmente em casas particulares.


Já de acordo com a Enciclopédia Virtual Wikipédia,

Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio das promoções dos grêmios estudantis e escolas.

Na internet encontramos o Sarau eletrônico, sites e blogs que agregam resenhas, poemas e dicas de livros, principalmente. Um deste exemplos é desenvolvido pelo sistema de bibliotecas da Universidade Regional de Blumenau. Há iniciativas semelhantes no Twitter e no Orkut.

Portanto, Sarau é um encontro, uma festa de interação, onde as artes (música, literatura, cinema) se encontram através da declamação de poemas, exibição de filmes, cantos, e outras manifestações artísticas. Na internet, não deixa de ser um espaço de interação, onde há contribuição de autores, leitores, ouvintes e espectadores.

Referências:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarau>

Veja como é um Sarau eletrônico em: <http://www.bc.furb.br/sarauEletronico/index.php>.

Mais sobre sarau em: http://sarauliterario.wordpress.com/ .

E então, para você, o que é Sarau? Participe!

0 comentários:

Postar um comentário